quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Reflexologia


                        
  


A reflexologia é uma técnica de tratamento por meio de estímulos em áreas reflexas.
Existem regiões no corpo que possuem ligação clara com determinados órgãos, sistemas e estados emocionais.
O corpo inteiro está representado nos pés e nas mãos; através da sua manipulação são realizados estímulos nos plexos nervosos relacionados aos órgãos, podendo assim avaliar e tratar desequilíbrios físicos e emocionais.
Segundo Frederic Viñas, médico e pioneiro da Reflexologia na Espanha, é o sistema nervoso, órgão de comunicação, coordenação e regularização das diferentes estruturas e funções do organismo, que permite a aparição de múltiplas reações reflexas em nosso corpo.
Através de estímulo, sedação, tonificação, massagem, nos pés, mãos, cabeça, acessamos os pontos reflexos.
Quando estimulados corretamente, enviam e recebem informações dos órgãos a que são ligados, restabelecendo o seu funcionamento ideal e, por consequência, a saúde integral do organismo.
estímulo provocado gera relaxamento que favorece o fluxo de endorfinas , produzindo a sensação de bem estar.
As endorfinas, estreitamente ligadas ao sistema imunológico, não só aliviam a dor, como também colocam o organismo inteiro em um estado de relaxamento no qual a energia pode atuar livremente.
A Reflexologia promove um estado de equilíbrio do organismo para a recuperação ou manutenção da saúde. 
Essa terapia estimula a circulação sanguínea, melhorando o transporte de oxigênio e nutrientes para as células, removendo secreções e toxinas.



Histórico:

A forma de tratamento por meio dos pontos de pressão já era conhecida na Índia e na China há mais de 2000 anos. 
Este conhecimento está preservado na China na massagem Tui Na, na Índia pela massagem Ayurveda, e no Japão pelo Shiatsu.
Existem outras culturas que desenvolveram reflexologia podal, tendo relatos históricos que os Egípcios tenha sido os primeiros a observar e desenvolver um tratamento a partir de massagem nos pés. 

Ação da Reflexologia nos pés, em relação a dor: 

O mecanismo da ação da reflexologia se dá pelos sinais neurais nos nocireceptores (terminações nervosas livre na pele) que por via aferente leva o impulso nervoso nos pés através dos nervos raquidianos e nas mãos pelos nervos medianos, sendo que em repouso e após a despolarização da mesma ocorre o potencial de ação que vai liberar a substância P (dor).
O caminho do impulso nervoso vai pela coluna vertebral via medula espinhal, bulbo, ponte, mesencéfalo, tálamo, córtex cerebral, onde ocorre a decodificação da informação.  A resposta volta por via eferente liberando endorfina (analgésico natural).



Fonte:

Livro: Reflexologia pelos pés (Hanne Marquardt)

Imagem 1: Teté Almeida
Imagem 2:http://umbemviver.blogspot.com.br/2011/11/zu-dao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário