sábado, 5 de janeiro de 2013

Geoterapia


                     

                                                 



                                                                
                       
Modalidade terapêutica que utiliza a argila (terra ), a qual possui propriedades de troca com o corpo, sendo rica em minerais. Contêm inúmeras utilizações e benefícios. 
Existem muitos tipos e cores, e todas elas possuem 3 componentes geológicos fundamentais: o quartzo, o feldspato e a mica, ambos em quantidades diferentes, conforme localização geográfica. 
O quartzo é o principal componente da argila e  tem a capacidade de  memorização e conservação energética. (memorizam as informações de onde passam ou vivem). Armazenam todo conhecimento e vivência. Isso explica a grande ação energética da argila. 
Quando se prepara a argila, obtém através do movimento desta, o atrito dos cristais de quartzo, favorecendo as descargas eletro magnéticas que atuam na superfície do cristal de quartzo (sendo este o próprio elemento gerador e condutor da descarga elétrica no atrito).
A massa de argila é um material rico em íons e energeticamente ativo, o que favorece uma reação rápida e eficaz com o corpo humano. 
 Encontramos também componentes químicos como a sílica, o alumínio, o ferro, o cálcio, o potássio, o magnésio e o titânio.


A argila tem um poder de ação desintoxicante, cicatrizante, antisséptico, antitóxico, absorvente, bactericida, cicatrizante, energizante. Seus efeitos dependem da composição química, do tipo, do local de onde é retirada, do armazenamento e da forma de preparo da argila utilizada.


Tipos de argila mais utilizadas

-Caulinita (argila branca)

Seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar,
cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição.
A Argila branca contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele), reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptico, cicatrizante. Possui maior quantidade de cálcio, que tem Ph neutro, misturando com outra argila irá amenizar seu efeito.


-Montimorilonita (argila verde, vermelha)

Argila Verde: é a argila mais usada. Isso porque ela possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e relaxantes. Muito orientada para início de tratamentos e também tratamento de doenças crônicas. Também é excelente na diminuição de edemas. Pode ser utilizada em casos de artrite, artrose, dores musculares, cólicas menstruais, tensão nervosa, estresse e depressão.
Podemos dizer que seu grau de ação é mais forte que a argila branca e menos forte que o da argila vermelha. Possui capacidade de ação profunda e lenta. sendo bastante indicada em casos de dor, tratamentos de processos de desequilíbrio por excesso de atividade.

Argila Vermelha: a argila vermelha é rica em ferro, cobre e silício. Orienta-se utilizar a argila vermelha após o uso de alguma outra argila (verde, por exemplo). Isso porque ela possui efeitos rápidos no organismo e, assim, acelera o metabolismo. É bastante desintoxicante e muito utilizada em processo de cicatrização – traz ótimos resultados quando aplicada em processos dérmicos, como feridas. É uma das mais ricas em óxidos de ferro e cobre. Geralmente indicada para finalização de tratamentos e utilização em processos agudos.

Formas de uso: cataplasmas, compressas, ingestão, banhos, máscaras, massagens, entre outros. 
Pode ser associada a outras práticas como: Aromaterapia e Fitoterapia.

Fontes: 
Medeiros, E Mendonça. Geoterapia: Teorias e mecanismos de ação, um manual prático e teórico. Tubarão, 2007
Sites:
http://naturologiaevida.wordpress.com/terapias/geoterapia/
http://www.vidapora.com.br/geo.html

Foto: Teté Almeida




Nenhum comentário:

Postar um comentário