quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Naturologia e Autonomia

  

                                               





  
"O homem encontra-se sob o domínio externo, anulando-se perante sua doença ou dor.  
O homem se desapropriou da sua saúde, como se esse fosse incapaz ou separado de sua própria capacidade em se cuidar. 
O processo de dor, por exemplo, foi subjugado, confundido e distorcido. Sendo esse um processo necessário e fundamental o qual devemos experienciar.
O ser humano deixou de se apropriar da sua saúde, capacidade essa inerente a ele diante sua doença. 
Com o avanço da tecnologia, da medicina (e especializações), o homem deixou de se auto responsabilizar, colocando a capacidade de curar-se para o outro.  É de extrema importância a autonomia do individuo perante seus problemas, doença."

(Ivan Illich)

A Naturologia Aplicada é um curso de formação de quatro anos e meio, estuda múltiplos conteúdos fundamentais, como ciências humanas, biológicas, entre outros pilares de diversas tradições, como a Indiana, Xamânica e Chinesa. Dessa forma podendo auxiliar no desenvolvimento do processo terapêutico, através das diversas práticas naturais.

Seu objetivo se resume na promoção, manutenção, recuperação da saúde e qualidade de vida, com visão multifocal do ser. 
Se distingue pela sua abordagem de forma integral na área da saúde, arte e educação, através da relação do ser humano com ele mesmo, com o outro e com o meio ambiente, atuando de forma transdisciplinar no seu campo de conhecimento.

O processo terapêutico desenvolvido é determinado pela relação de troca entre Naturólogo e Interagente (trata-se  interagente a pessoa atendida pelo naturólogo, pela relação que se constroem, onde ambos são parte ativa do processo terapêutico).

As práticas naturais trabalhadas são:

Aromaterapia, Arteterapia, Cinesiologia, Cristalogia, CromoterapiaFitoterapia, Florais de Bach, Geoterapia, Hidroterapia,  Iridologia, Massoterapia, Musicoterapia, Práticas CorporaisReflexologia, Trofologia.

Como é o atendimento naturológico?

Inicia-se com uma conversa (anamnese), utilizando também algumas práticas como Irisdiagnose, Reflexologia, Mapa do corpo (Arte terapia), a fim de conhecer melhor o interagente.
Outras práticas de base normalmente trabalhas são os Florais de Bach, Trofologia (cuidados e orientações alimentares/nutricionais), Fitoterapia e Aromaterapia. 
A abordagem terapêutica e práticas naturais utilizadas vão de acordo com a necessidade do interagente. 
Delimita-se o tratamento, explicando suas abordagens, sua dinâmica, mudando seus objetivos dependendo do andamento do interagente, sem colocar o foco na doença, clareando o que possivelmente esteja trazendo desequilíbrios em sua saúde.
As práticas normalmente são utilizadas em associação, podendo conter inúmeras delas dentro do tratamento.


Fonte:

A expropriação da saúde: nêmesis da medicina,1975 (Ivan Illich) 
Naturologia Aplicada, reflexões sobre saúde integral, 2008.
http://www.vidapora.com.br/naturologia.html

FotoTeté Almeida
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário