segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Florais de Bach


Os Florais foram criados pelo médico Eduardo Bach, e trabalham a nível emocional, físico e mental.

Bach acreditava na teoria que a "cura" se dava valorizando os sintomas mentais em detrimento com os físicos (princípio de Hahnemann).
Segundo Bach, deve ser tratada a personalidade da pessoa e não a doença.
A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior - a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior - o que nós somos, no nosso dia a dia). Ele dizia: "O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar".

Segundo Monari (2002), as emoções são muito importantes e mostram que estamos vivos.
Temos emoções positivas e negativas, as duas são importantes para nosso desenvolvimento.

Os florais agem sobre as emoções negativas que se manifestam em pensamentos ou em ações para nossa vida, bloqueando o fluxo de energia do corpo, e que podem ser transformadas dentro de nós para evoluirmos.
                 
Ensinam-nos a sermos observadores de nós mesmos, tornando-nos auto responsáveis, clareando a nossa mudança e percebendo novos aspectos que antes não eram notados.

Os Florais são essências ultra diluídas; utiliza-se o sistema homeopático de diluição e potencialização.
Todos eles são preparados a partir de flores, arbustos ou árvores silvestres.
Sua manipulação obedece aos rígidos padrões determinados pelo Bach Centre, situado na Inglaterra, onde Bach viveu seus últimos anos .
O floral é composto de água mineral, brandy (conhaque), que serve de conservante para a solução, e essências Florais de Bach Originais - de uma a seis essências no mesmo frasco - podendo chegar, raras vezes, a oito essências).
   
Como são feitos?
   
A produção dos florais de Bach é feita de duas maneiras.

-Método do sol: as flores são colhidas no verão, em dia de sol e no período de sol a pino.
As flores são colocadas numa cuba de cristal; coloca-se água da fonte até encobri-las; a cuba deve ficar próxima ao sol, que deve incidir direto sobre as mesmas durante aproximadamente 3 horas.
As flores são então removidas dessa solução e misturadas ao álcool em porções iguais para a sua preservação.
São vinte espécies de flores que florescem na primavera e verão preparadas por esse método: Agrimony, Centaury, Cerato, Chicory, Clematis, Gentian, Gorse, Heather, Impatiens, Mimulus, Oak, Olive, Rock Rose, Scleranthus, Wild Oat, Vervain, Vine, Water Violet, White Chestnut e Rock Water (água pura de nascente).
Bach acreditava que desta maneira, o sol transfere as suas vibrações às flores, tornando-as energeticamente impregnadas.

-Método de cozimento ou fervura: para os brotos de árvores, arbustos, plantas e flores de dezoito espécies de flores que florescem no outono e inverno: Cherry Plum, Elm, Aspen, Beech, Chestnut Bud, Hornbeam, Larch, Walnut, Star of Bethlehem, Holly, Crab Apple, Willow, Pine, Mustard, Red Chestnut, Honeysuckle, Sweet Chestnut, Wild Rose.
As flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou de ágata e, depois, são cobertas com água da fonte e fervidas por trinta minutos. Apaga-se o fogo e deixa-se esfriar.
Em ambos os casos, após esses procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy  e 50% da solução coada. Está feita a essência mãe.
O floral é administrado por via oral, em gotas, normalmente 4 gotas, 4 vezes ao dia, (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir).  
Podem ser administradas juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos.

A imagem acima, desse texto, faz referencia ao floral Rock Rose. Ele trabalha a perda de controle devido a um medo extremo. Para aqueles cujo medo adquiriu tal intensidade que se tornou pânico, terror. Que passaram por situações graves, como um acidente, familiar com doença grave, uma perda traumática. As virtudes desse floral são a firmeza e a coragem inabalável. 


  
Para consulta com os Florais agende seu horário, através do contato descrito na página inicial do blog.


Fonte:


Participando da vida com os Florais de Bach - Uma Visão Mitológica e Prática"(Carmen Monari)

Site: http://www.institutobach.com.br/
Fonte imagem : http://floraldebach.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário